Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Violências ao Vento

por JM, em 03.11.12

“O parlamento cabo-verdiano tornou-se numa lavandaria, onde lucra-se para lavar roupa suja.”

              Jay Monteiro

 

 -Jovem de 19 ano foi brutalmente espancado até a morte na manha deste domingo;

 -Jovens de Eugénio lima clama a morte do amigo Viny na semana passado em tira chapéu;

 -Indivíduo assalta residência mão armada e sequestra uma jovem;

 -6 Indivíduos assaltam supermercado “Calu e Ângela” à mão armada;

 - Familiares da vítima dizem ser ameaçados de morte pelos thughs;

 

 

O que foi ou é um fenómeno parece ser agora uma Tradição. Tradição de assassinar pessoas aos fins-de-semana, o que testemunha o aumento significativo de atrocidades na cidade, e isto, na minha visão, devia ser inadmissível e intolerável. Com certeza essa onde de violência que vem devastando a cidade de praia inibi o desenvolvimento social da cidade da praia e de Cabo verde. Agora pergunto, estão os cabo-verdianos interessados no crescimento de Cabo Verde? Os políticos realmente estão interessados no desenvolvimento social de Cabo Verde. Se sim, onde esta a tomada de atitudes?

 

Sou categórico em afirmar que “os agentes políticos vivem nas sombras dessa violência urbana”, que vem devastando Cabo Verde e particularmente a cidade da praia. Eles não sabem ou não querem saber. Porém, se for do interesse particular empenham numa contenda sem fim (Guerra Fria), mas se for de interesse dos cabo-verdianos não querem saber


Onde estão os culpados?

 

Afirmo, é a sociedade cabo-verdiana a culpada desse aumento. Se todos os cabo-verdianos (políticos, empresários, estudantes, professores, outros…) empenhassem numa campanha anti-thugh como empenham nas campanhas eleitorais; Se os políticos empenhassem em gastar dinheiro nas campanhas anti-thugh, como gastam nas campanhas eleitoras, (OBS: nas campanhas eleitorais eles saem a ganhar). Teríamos com certeza acabado ou se não atenuado essa onda de violência que infelizmente já converteu-se num costume.

 

 Quando se fala em festivais não há problema em desembolsar dinheiro, isto é, quando o assunto é de menos importância ou banal em relação a esta onda dehomicídios na cidade da praia, não há problema em mover fundos. Quero perguntar aos cabo-verdianos. O QUE VOS IMPEDE DE SAIR A RUA E DIZER BASTA?

 

 Artigo escrito por: Jay Monteiro



Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:28


13 comentários

De Helton a 04.02.2013 às 10:28

Duas medidas que poderiam ser incluídas numa petição, juntamente com mais medidas, preventivas e repressivas, e levadas para discussão no parlamento. Que tal lançar uma campanha de recolha de ideias, sugestões e medidas, anexa-las a uma petição e entrega-las ao parlamento?

http://kabuverdinos.blogs.sapo.cv/19978.html?mode=reply#reply

Comentar post







Alguma sugestão em relação ao nosso Blog?