Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Iniciativa para Jovens Líderes Africanos conta com o alto patrocínio do Presidente Barack Obama

 

Carla de Carvalho, Alfredo de Pina, Selma Neves e José Maria Lopes são os quatro jovens cabo-verdianos selecionados para fazer parte do programa Jovens Líderes Africanos, YALI, uma iniciativa governamental do Presidente Barack Obama.

Os quatro jovens foram hoje recebidos pelo primeiro-ministro, José Maria Neves, e segundo o gabinete de imprensa do PM, um dos assuntos a ser abordado foi  “o futuro da liderança em Cabo Verde”.

Em termos de perfil, Carla de Carvalho é a PCA da Escola de Negócios e Governação da Uni-CV, Alfredo de Pina, director de Recursos Humanos da Administração Pública, Selma Neves, que é a PCA da Cooperativa de Mulheres do Sal que dá pelo nome de” Incubadora”, e José Maria Lopes, docente do ISCEE.
No mesmo dia, Carla de Carvalho, Selma Neves, Alfredo de Pina e José Maria Lopes foram recebidos pelo presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

Em declarações à Inforpress, à saída do encontro com o Presidente Jorge Carlos Fonseca, a embaixadora dos EUA em Cabo Verde, Adrienne O’Neal informou que a selecção desses jovens líderes foi feita através da Internet de entre mais de 100 cabo-verdianos interessados na bolsa.

“A Embaixada, desta vez, não seleccionou os participantes. Toda a informação foi para Washington onde foi feita a selecção”, explicou a embaixadora.

Instada sobre as expectativas que tem em relação aos jovens de Cabo Verde, Adrienne O’Neal lembrou que, como sempre, os cabo-verdianos se destacam pela sofisticação cultural, conhecimentos e experiência democrática de um país em vias de desenvolvimento positivo.

Os quatro cabo-verdianos seguem para os Estados Unidos no próximo dia 12 de Junho onde vão permanecer durante 45 dias.

 

YALI

Trata-se de um Programa de intercâmbio para jovens líderes africanos no âmbito da iniciativa governamental do Presidente Obama conhecido como Young African Leaders Initiative (YALI).

No total são 500 finalistas que durante seis semanas vão fazer diversas formações na área de liderança e cursos académicos e de orientação nas principais instituições académicas dos Estados Unidos nas áreas de negócios e empreendedorismo, liderança cívica ou gestão pública de acordo com as próprias escolhas dos participantes.

O programa YALI tem como o objectivo principal estimular o crescimento e a prosperidade, fortalecer a governabilidade democrática e melhorar a paz e a segurança de todo o continente, através de uma estadia de uma semana em Washington.

O processo de candidatura a Bolsa YALI foi feito online e é aberto a jovens dos 25 aos 35 anos ,com domínio da língua inglesa. As candidaturas terminaram a 27 de Janeiro de 2014.

 

Fonte:SAPOESTUDANTE

 

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:05










Alguma sugestão em relação ao nosso Blog?