Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




A ilha de São Vicente vai assinalar o 20 de Janeiro, Dia dos Heróis Nacionais, com uma sessão especial de homenagem ao combatente e ex-presidente da República, Pedro Pires, e o lançamento do livro "Pensar para Melhor Agir", que reúne os escritos mais importantes do pai da nacionalidade cabo-verdiana, Amílcar Cabral.

SV celebra 20 de Janeiro com homenagem a Pedro Pires e à obra de Cabral

A celebração da data começa logo de manhã, com uma sessão solene no salão nobre da Câmara Municipal de São Vicente, onde o Comandante e ex-chefe de Estado de Cabo Verde, Pedro Pires, proferirá uma conferência subordinada ao tema “Nas Pisadas de Amílcar Cabral”. Antes haverá deposição de coroas de flores em memória dos Combatentes falecidos e sepultados no Cemitério do Mindelo.

O 20 de Janeiro será ainda assinalado, às 18 horas do mesmo dia, com o lançamento do livro "Pensar para Melhor Agir", no Centro Cultural do Mindelo. A obra, que compila os escritos mais importantes de Cabral, é editada pela Fundação Amílcar Cabral e será apresentada por Manuel Brito Semedo, professor e vice-reitor da Universidade de Cabo Verde.

 

Conforme a Fundação Amílcar Cabral, a obra é uma compilação das intervenções de Amílcar Cabral no Seminário de Quadros do PAIGC, realizado em Conakry, de 19 a 24 de Novembro de 1969. "Grande parte dos textos é agora dada à estampa pela primeira vez. "Pensar para Melhor Agir" é um valioso instrumento que possibilita seguir e compreender os aspectos essenciais do pensamento de Amílcar Cabral, assim como a sua visão para o futuro da Guiné-Bissau e de Cabo Verde. Inúmeras questões abordadas durante o Seminário permanecem actuais, mantendo-se válidas considerações de ordem diversa que ele elaborou a respeito delas", ressalva a FAC.

 

Aniversário e legado de Pires

O programa do 20 de Janeiro em São Vicente culmina, por volta das 20 horas, no Restaurante Casa da Morna, com um Jantar de homenagem ao Comandante Pedro Pires - um homem que foi destacado dirigente da luta pela libertação nacional, discípulo de Cabral, Primeiro-ministro de Cabo Verde de 1975 a 1991 e Presidente da República de 2001 a 2011.

"Aproveitando a presença em São Vicente do Comandante Pedro Verona Rodrigues Pires, por ocasião das comemorações do 20 de Janeiro, amigos e Combatentes da Liberdade da Pátria decidiram prestar-lhe uma homenagem em reconhecimento pela sua contribuição excepcional a Cabo Verde, no ano em que celebrará o seu 80º Aniversário", contextualiza a comissão organizadora do evento, que integra Luís Fonseca (ex-secretário executivo da CPLP), Josina Freitas (actual directora do Centro Cultural do Mindelo) e Jorge Brito (combatente da liberdade).

Para os promotores da iniciativa, Pedro Pires merece este tributo em vida, atendendo o seu papel durante e após a luta da libertação nacional da Guiné e de Cabo Verde.

 

"Homem de grande coragem e determinação, Pedro Pires é igualmente homem de visão e realismo que soube conduzir os destinos de Cabo Verde, por muitos considerado inviável no momento da independência, para que hoje pudéssemos nos orgulhar dos avanços e sucessos que notabilizam o nosso país no plano internacional. A sua acção enquanto Homem de Estado deixou marcas indeléveis na nossa História e constitui um precioso legado para as novas gerações", realçam os promotores do evento.

 

E lembram que, apesar de ter concluído, em 2011, o seu último mandato como Presidente da República, Pedro Pires continua a dar o seu contributo pessoal para a valorização de Cabo Verde, da nossa cultura e da nossa história, além de se manter empenhado na cena internacional, disponibilizando o seu prestígio e a sua experiência a várias iniciativas promovidas no quadro da União Africana e das Nações Unidas.

 

Fonte: ASemana

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:01










Alguma sugestão em relação ao nosso Blog?