Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




 

Dar continuidade ao movimento de consciencialização das massas é o que pretende a Korrenti Ativizta Reziztenzya y Liberdadi com a “Marcha do Povo”, que acontece esta segunda-feira, 20, e que vai concentrar-se na Praça Alexandre Albuquerque. João Tavares explica que pretendem chamar a atenção para a necessidade de mais políticas públicas viradas para as iniciativas locais e o desenvolvimento comunitário, promoção da Paz, Justiça, Desigualdades Periféricas e Emprego.

“Marcha do Povo” em homenagem a Amílcar Cabral

Esta marcha, que já vai na sua segunda edição, simboliza um novo movimento social em Cabo Verde e abarca jovens de diversas comunidades, explica João Tavares. “Korrenti Ativizta reúne lideranças das várias comunidades. Vamos concentrar-nos na Praça Alexandre Albuquerque onde pensamos debater temas de actualidade, à luz do pensamento de Cabral. Teremos também um concerto com músicas revolucionárias”, explica o nosso entrevistado, destacando a simbologia desta marcha, que não é apenas andar a pé mas uma actividade para consciencializar os jovens. “É uma prática revolucionária baseada na ideologia de Amílcar Cabral”, acrescenta.

 

Para isso, o programa prevê uma Caravana de Teatro para Crianças; marcha desde o “Pilorinhu” com grupos de batucada, graffiti, círculo de activistas; animação para crianças, pinturas de rosto, exposição de artesanato, “dança nos tradison” e documentário; leitura e exposição de poemas de meninos e jovens com mensagem sobre “um prizenti e um futuru midjor”.

 

Ainda um “kombersu abertu” com debates sobre as vantagens da mobilização social em Cabo Verde, sua relação com o movimento de libertação nacional, visão critica e construtiva dos jovens da era pós-Cabral – 1973, significado de pensamento de Cabral, de entre outros. Refira-se que ontem, Domingo, a organização Korrenti Ativizta Reziztensya y Liberdade inaugurou uma exposição alusiva a Amilcar Cabral no Pilorinhu, em Achada Grande Frente.

 

Fonte: ASemana

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:02










Alguma sugestão em relação ao nosso Blog?