Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Como tudo começou?




A exemplo de Michelle Obama, centenas de milhares de anónimos e celebridades têm inundado as redes sociais com a hashtag #BringBackOurGirls para trazer os holofotes do mundo para o sequestro de 200 meninas na Nigéria.

"Eu estava preocupada com o nosso silêncio diante dessa barbaridade", lembra a nigeriana Hadiza Bala Usman, uma das organizadoras do movimento. Para muitas famílias atingidas, o sequestro de mais de 200 meninas pelos islamistas do grupo Boko Haram, ocorrido em meados de Abril no nordeste do país, não gerou a comoção que merecia de imediato.


Hadiza Bala Usman e seis amigos trocam emails diários sobre o assunto para tentar encontrar um meio de chamar atenção sobre o caso, diz ela à AFP. Um "conceito" foi então elaborado colectivamente, e o slogan "bring back our girls" - "devolvam nossas meninas" - surgiu destas trocas. "No início éramos apenas seis pessoas, e cada um foi colocando pouco a pouco novos nomes à lista".

A mensagem chegou até Obiageli Ezekwesili, ex-vice-presidente do Banco Mundial e ex-ministra da Educação da Nigéria. Ela utilizou a expressão durante um discurso feito a 23 de Abril na cidade de Port Harcourt. Ibrahim Abdullahi, um advogado nigeriano, teria sido o primeiro a utilizar a hashtag #BringBackOurGirls, citando a ex-ministra.


Desde então, a hashtag foi utilizada mais de 1,7 milhões de vezes, segundo o site de análises do Twitter topsy.com.

"Esta campanha realmente superou as minhas expectativas. Nós vivemos um momento em que é preciso que os nigerianos saibam que podem usar as redes sociais. Vocês não podem fazer-nos sumir, nós temos uma voz", comemora Hadiza Bala Usman.

Nas redes sociais, a mensagem foi reproduzida por uma enxurrada de celebridades e personalidades políticas de primeiro escalão - do rapper americano Chris Brown à jovem militante paquistanesa Malala Yousufzai, que sobreviveu a uma tentativa de assassinato de um grupo talibã.


"Onda de sentimentalismo"

A movimentação nas redes sociais foi acompanhada da realização de petições e de manifestações - tanto na Nigéria, quanto em outros países.

Nesta quinta-feira foi prevista uma manifestação nas redes sociais, em que as meninas nigerianas serão homenageadas nos perfis dos participantes durante 200 minutos.


A utilidade final do movimento continua a ser manifestar, mas a dimensão tomada pela iniciativa contribuiu de maneira inegável para colocar o sequestro das meninas no primeiro plano das notícias mundiais. Michelle Obama e o seu cartaz com os dizeres #BringBackOurGirls eram manchete do jornal New York Post. Do outro lado do Atlântico, a foto da paquistanesa Malala segurando a mesma mensagem ganhou a capa do Times britânico.


"Esta campanha nas redes sociais no mundo inteiro obrigou o governo nigeriano, nosso governo, e a comunicação social internacional a prestarem atenção ao caso", explica à AFP Lori Brown, que ensina sociologia no Meredith College, na Carolina do Norte. "Será muito interessante ver que no que esta mobilização vai dar, se as grandes potências tentarão resolver o problema para atender a um pedido da população".

O sucesso da hashtag deve-se também à causa defendida, lembra à AFP Gwendolyn Seidman, professora de psicologia no Albright College, na Pensilvânia. "Se o assunto é polémico, as pessoas podem ter medo a imagem que teremos delas" ao expor suas opiniões nas redes sociais.

No Twitter, o escritor americano-nigeriano Teju Cole viu no movimento "um momento essencial para a democracia nigeriana". Sem deixar de ironizar a "onda de sentimentalismo" desencadeada.



Fonte:SAPOMULHER

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:33







Alguma sugestão em relação ao nosso Blog?