Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O lema da Universidade de Cabo Verde é a que se segue “ Procuremos Juntos as Melhores Soluções”. Soluções, estes que só beneficia a Universidade.

 

  “A Universidade de Cabo Verde parece mais um centro económico do que de ensino” Provavelmente a afirmação parece pesada, e muitos podem não concordar, por isso que vos convido nesta aventura escrita. A Universidade de cabo verde foi considerada a marca de confianças dos cabo-verdianos (Selo morabeza). De facto, uma grande responsabilidade para um centro de ensino de grande prestígio a nível nacional. Porém, a verdade é que a universidade não supera as expectativas dos alunos, e as razões são inúmeras. Mas como a jornada pode vir a ser longa, decidi por abordar três, os serviços académicos, as propagandas enganosas e a “economia” que se faz na Unicv.

Primeiramente, há muitos funcionários na universidade de cabo verde, quer nos serviços académicos, quer professores, que não tem a mínima competência para ocuparem o cargo que ocupam. Por exemplo, Os Serviços Académico, que é a entidade encarregada de trabalhar os assuntos académicos com os alunos, é equiparada com funcionários que não tem a mínima ideia de um “bom atendimento”, por outras palavras, desqualificadas. Ainda, no ponto que fala de falta de competência dos serviços académicos, muitos alunos são prejudicados por que muita das vezes os nomes não constam na lista de presença, por que os funcionários dos serviços académicos assim o decidirem não o fazer ou estão num cargo a qual não conseguem actuar. O facto é que os alunos perdem e muito com a falta de profissionalismo dos funcionários dos serviços académicos da universidade de cabo verde.

 

Não é verdade, é só publicidade. As propagandas enganosas que se vem verificando na universidade de Cabo Verde, sobre os cursos a oferecer, constitui um absurdo e o desrespeito aos estudantes. No primeiro ano do curso a frequentar na Unicv, o coordenador e alguns professores do curso disseram que podíamos escolher as três vertentes do curso (tradução/ turismo/ Ensino). Mas quando chegamos no segundo ano o discurso mudou, estes nos dissessem que não erra possível escolher as cadeiras (tradução/ turismo/ Ensino). A atitude por parte dos dirigentes da Unicv leva a duas observações. Primeira, eles não notificam aos alunos que estes não podem escolher a cadeira que querem, no primeiro ano, assim o aluno não desiste e eles não perdem dinheiro. Segundo, Eles só deixam quando os alunos estão no segundo ano porque eles sabem que estudante não ira desistir por causa do dinheiro gasto ate agora com as propinas. Dinheiro, este que as famílias gastam com muito sacrifício. Mas este problema, não e um problema recente, muitos alunos já prosseguiram com cursos que não quiseram fazer, mas não tiveram alternativa e a Unicv continua a enganar alunos a iludir com novos cursos que a universidade não pode oferecer condições suficientes para iniciação do curso. Max a pergunta é bem claro quando é que a universidade vai parar de brincar com os sonhos de cada um, parar de fazer propaganda enganosa?

 

 A universidade de cavo verde parece mais um mercado, não é nada do outro mundo, mas sim da Unicv. Começo primeiro com as taxas. Imagine que para matricular na Unicv o preço e 500 Esc. E se passar o prazo, a matrícula sobe para 5000 Esc. Uma das políticas da Unicv e bem clara, quem não tem 10 para cima vai para o exame, e este deve pagar, ainda a taxa de 1000 escudos. Porém, as vezes e difícil saber se vai para exame já que os serviços académicos nunca colocam as notas no tempo estipulado. Observação o aluno não consegue saber a tempo se devia ir ao exame, e fica com disciplina por fazer (Obs. mais 1 ano na Unicv mais propina). A verdade é que a Unicv cria leis que sempre sai beneficiada e que envolve tirar dinheiro dos alunos (1000esc ali, 2000 ali e vai indo). Na Unicv, há um número considerável de alunos pela quantidade de lugar para pagarem as propinas (há 1 lugar para o pagamento das propinas). Ainda, o tempo estipulado para o acréscimo da multa é de 10 dias após o inicio de cada mês, o que é muito pouco pela quantidade dos alunos na Universidade de Cabo verde e levando em consideração que só existe um lugar para fazer tal coisa.

 

Para finalizar, A universidade Deve primeiramente preocupar com a qualidade não a quantidade. A qualidade do curso, dos funcionários, dos professores, e só assim terão alunos de QUALIDADE!

 

Artigo Escrito por: zero

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 02:38



3 comentários

De Aluno a 05.03.2013 às 00:55

Oi!!! sima nhos fla.. na universidade de cabo verde eska ta leba direito de aluno em considerason..Sta djobe so ses bolso e ses conta BANCARIA!!!!!

De ana goreth a 12.07.2013 às 11:08

oi ncre sabe si na kel universidade la tem um curso chamado desing na moda

De Anónimo a 02.08.2013 às 02:55

Oi Goreth obrigado pelo contacto infelizmente na existi este curso....fiuqe bem

Comentar post









Alguma sugestão em relação ao nosso Blog?