Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




As danças urbanas em Cabo Verde foram mal interpretadas e muitas vezes associadas a marginalidade, o que na realidade o único objectivo da dança é transmitir a cultura, o sentimento e a realidade que os dançarinos vivenciam.


Danças Urbanas – são dança praticadas nas ruas com intuito de desenvolver a cultura hip- hop de a fazer ser ouvida, através dos dançarinos denominados de dançarinos de rua (street dancer). O  street dancer é o nome dado a pessoa que dedica aos vários vertentes da dança hip-hop (Krump, lin rock whit, poppin, lockin, breakin, jerkin, dubsteep, entre outros). Inicialmente, as danças urbanas eram utilizadas como manifestação popular e alternativa de jovens para não entrar em gangues de rua, que tomavam Nova Iorque em meados da década de 1970. Actualmente, é utilizado como meio de recreação ou competição no mundo inteiro.


Os Grupos

 As danças urbanas em Cabo Verde vem caminhando cada vez mais com passos largos, estando hoje ou não com muitos grupos, nomeadamente Revolution, Black Diamond, Orgulho Negro, Avengers, DSD, CTT, Blackstyle, The incredibles, The rejectors, Boys Super-Stars, Virus, Fantastic Jerks, Newlook dance, os B-Brothers e a mais recente companhia criada, a Kriol-Dance-Moviment.

 

A dança foi mal Interpretada em Cabo Verde

O que parece moda vai muito além de vestir uma roupa ou um boné e sair por ai dizendo " sou do hip-hop" a cultura é bem mais alta, é na verdade uma manifestação do movimento hip-hop. É a alternativa face a violência e a marginalização. Porém, em Cabo Verde as danças são muito discriminadas, e associadas a algo pejorativo (violências), o que faz com que os grupos não tenham reconhecimento nacional ou até internacional. Os grupos vêm tentando mostrar que concepção feita pelos cabo-verdianos acerca da dança é errada. Este artigo tem o objectivo de atrair grandes empresas como (Gms entertainement, cv móvel  a cavibel, entre outros), que tem apoiado muitas causas, a criarem concursos nacionais, com intuito de mudar a imagem da dança em Cabo Verde.

 

Por: Jay Monteiro


“A dança é uma manifestação puramente sentimental, que usa nada além do corpo, sinais, falas, gestos para transmitir o único objectivo, a CULTURA.”

                                                                  Jay Monteiro

  


PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 02:58










Alguma sugestão em relação ao nosso Blog?