Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




 Este artigo foi motivado por uma experiência que tive na semana passada.Minha mãe disse a minha irmã que ela devia desligar a TV, porque não estava nada relevante a passar na TCV. O incrível foi ela ter apontado como o importante as telenovelas.

 


De fato a TCVé a televisão com mais audiência em cabo verde, porém não deixa de ser a que mais que exibi “porcarias”em cabo verde. A (TCV) apresenta uma serie de telenovelas brasileiras que são muitas vezes racistas e imperialista, e que constituem um mau exemplo para sociedade cabo-verdiana. A verdade é que, existi menos programas de nível educativo na TCV, programas com intuito de mostrar a real condição da sociedade,programa sobre a nossa gente, sobre a nossa história, sobre as nossas tradições e sobre a nossa realidade. O teatro é sem dúvida uma das grandes produções cénicas produzidas em cabo verde, contudo a nível televisivo é pouco difundido. 

Quando éque a TCV vai transmitir ou dar mais importância às produções nacionais?

 

Muitos podem não concordar, pois a telenovela é querida por muitos em cabo verde, e TCV é uma televisão cabo-verdiana. A meu ver, essa discordância deriva daquele sentimento patriótico. Não acho errado esse tal sentimento, mas tenho que dizer que ser patriótico é também divulgar mais cabo verde em vez dessas “porcarias” divulgadas na TCV. Ser patriótico e poder divulgar documentários sobre cabo verde, documentários, estes que a TCV só divulga nas datas importantes e marcantes. Cabo verde precisa de programas principalmente de nível educativo e com um papel sobretudo “consciencializadora”. Quando digo documentários, falo principalmente de histórias sobre Cabo Verde ou sobre Ícones da história de Cabo Verde.

          

                                      “Ser patriótico é divulgar algo que o faz sentir Cabo-verdiano”

                                                                                                                    Jay Monteiro

 

  Por: Jay Monteiro

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:26










Alguma sugestão em relação ao nosso Blog?